sábado, 14 de dezembro de 2013

3.6 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

Atividade 3.6 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo 


O currículo é um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura. As teorias críticas nos informam que a escola tem sido um lugar de subordinação e reprodução da cultura da classe dominante, das elites, da burguesia. Porém, com a pluralidade cultural, aparece o movimento de exigência dos grupos culturais dominados que lutam para ter suas raízes culturais reconhecidas e representadas na cultura nacional, pois por trás das nossas diferenças, há a mesma humanidade. 

Por Amélia Hamze 
Colunista Brasil Escola 

Retirei este trecho de uma postagem que me faz refletir naquilo que estou atuando Reforço Escolar, não existe um planejamento, atividades, apoio mas sim uma produção humana que os professores nesta atividade tem que trabalhar e muito para o desenvolvimento desses aluno que não foram "olhados" anteriormente e já ter percebido suas dificuldades, suas limitações e já terem trabalhados para hoje na sala de reforço nos deparar com essa situação de desconforto para eles e nós professores que as vezes temos que sucatear livros, e outros métodos de ensino para resgatar esse tempo perdido. 
Ainda sobre o currículo na tecnologia,o seu uso transforma esses alunos mais pensantes, curiosos, motivados a fazer o melhor, sempre que são levados a sala de informática, com atividades direcionadas o resultado sempre acontece mais do que o esperado, hoje temos que relevar e mudar alguns métodos e agregar para o desempenho desses alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário