Quando o professor transmite uma informação?
SEMPRE QUE TEM
DADOS DE IMPORTANTE RELEVANCIA A SER COMPARTILHADO COM SEUS ALUNOS NO
MOMENTO ADEQUADO AO SEU CICLO E QUE SEMPRE AGREGARA CONHECIMENTO A SUA
VIDA PESSOAL E VIDA ACADEMICA.
Quando o estudante procura uma informação na Internet?
PENSO
QUE PROCURA QUANDO SURGE UMA CURIOSIDADE, QUANDO ALGO FOI PROPOSTO COMO
UM DESAFIO EM APRENDER, TAMBEM QUANDO NECESSITA DE INFORMAÇOES PARA O
SEU DIA A DIA, O SEU APRIMORAMENTO EDUCACIONAL, ENFIM A PALAVRA CHAVE
PARA MIM "CURIOSIDADE" E "CONHECIMENTO A MAIS".
A informação é necessária, mas ela, por si só, garante que o estudante possa construir seu conhecimento?
NAO,
A INFORMAÇAO COM A PRATICA E ATIVIDADES REALIZADAS NO SEU COTIDIANO TEM
QUE TER UM PROPOSITO, UMA MOTIVAÇAO DO APRENDER, DO
SABER,SIGNIFICATIVO, SENAO FICARA NO SABER POR SABER
O que significa conhecimento e como ele se difere da informação?
Conhecimento
é o ato ou efeito de conhecer, é ter idéia ou a noção de alguma coisa. É
o saber, a instrução e a informação, inclui descrições, hipóteses,
conceitos, teorias, princípios e procedimentos. No conhecimento, é
necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o
resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento
pode ser considerado uma informação com uma
utilidade.((www.significados.com.br)
Informação é o resultado
do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que
represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento
do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.(yahoo.com)
O
que difere da Informação ao Conhecimento é o que no conhecimento fica
registrado, e não é perdido no tempo, quando vc detém a informação
quando útil, seu conhecimento aumenta, possibilitando vc transmitir essa
informação quando solicitada, permitindo outros aumentarem seu
conhecimento através da informação.
Como o professor
pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os
conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes
tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias
possam contribuir efetivamente?
O professor precisa estar
atento aos recursos disponíveis e sempre se atualizar para poder usar os
materiais disponíveis para seus alunos, mesmo este docente não tendo
muitas oportunidades dentro das UE para o uso tecnológico poderá usar em
outros lugares e levar aos seus alunos atividades que se produza com os
recursos a adequem a sala de aula com a interatividade e criatividade.
Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que sejam significativas para o estudante?
Jogos
educativos que tem estratégias, regras e um objetivo significativo,
poderá ser útil por exemplo em matemática, em operações de ordem,
números naturais etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário