quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CONHECIMENTO OU INFORMAÇÃO?

Quando o professor transmite uma informação?

SEMPRE QUE TEM DADOS DE IMPORTANTE RELEVANCIA A SER COMPARTILHADO COM SEUS ALUNOS NO MOMENTO ADEQUADO AO SEU CICLO E QUE SEMPRE AGREGARA CONHECIMENTO A SUA VIDA PESSOAL E VIDA ACADEMICA.

Quando o estudante procura uma informação na Internet?

PENSO QUE PROCURA QUANDO SURGE UMA CURIOSIDADE, QUANDO ALGO FOI PROPOSTO COMO UM DESAFIO EM APRENDER, TAMBEM QUANDO NECESSITA DE INFORMAÇOES PARA O SEU DIA A DIA, O SEU APRIMORAMENTO EDUCACIONAL, ENFIM A PALAVRA CHAVE PARA MIM "CURIOSIDADE" E "CONHECIMENTO A MAIS".

A informação é necessária, mas ela, por si só, garante que o estudante possa construir seu conhecimento?

NAO, A INFORMAÇAO COM A PRATICA E ATIVIDADES REALIZADAS NO SEU COTIDIANO TEM QUE TER UM PROPOSITO, UMA MOTIVAÇAO DO APRENDER, DO SABER,SIGNIFICATIVO, SENAO FICARA NO SABER POR SABER

O que significa conhecimento e como ele se difere da informação?

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter idéia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação, inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. No conhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.((www.significados.com.br)

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.(yahoo.com)

O que difere da Informação ao Conhecimento é o que no conhecimento fica registrado, e não é perdido no tempo, quando vc detém a informação quando útil, seu conhecimento aumenta, possibilitando vc transmitir essa informação quando solicitada, permitindo outros aumentarem seu conhecimento através da informação.

Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?

O professor precisa estar atento aos recursos disponíveis e sempre se atualizar para poder usar os materiais disponíveis para seus alunos, mesmo este docente não tendo muitas oportunidades dentro das UE para o uso tecnológico poderá usar em outros lugares e levar aos seus alunos atividades que se produza com os recursos a adequem a sala de aula com a interatividade e criatividade.

Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que sejam significativas para o estudante?

Jogos educativos que tem estratégias, regras e um objetivo significativo, poderá ser útil por exemplo em matemática, em operações de ordem, números naturais etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário