quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CONHECIMENTO OU INFORMAÇÃO?

Quando o professor transmite uma informação?

SEMPRE QUE TEM DADOS DE IMPORTANTE RELEVANCIA A SER COMPARTILHADO COM SEUS ALUNOS NO MOMENTO ADEQUADO AO SEU CICLO E QUE SEMPRE AGREGARA CONHECIMENTO A SUA VIDA PESSOAL E VIDA ACADEMICA.

Quando o estudante procura uma informação na Internet?

PENSO QUE PROCURA QUANDO SURGE UMA CURIOSIDADE, QUANDO ALGO FOI PROPOSTO COMO UM DESAFIO EM APRENDER, TAMBEM QUANDO NECESSITA DE INFORMAÇOES PARA O SEU DIA A DIA, O SEU APRIMORAMENTO EDUCACIONAL, ENFIM A PALAVRA CHAVE PARA MIM "CURIOSIDADE" E "CONHECIMENTO A MAIS".

A informação é necessária, mas ela, por si só, garante que o estudante possa construir seu conhecimento?

NAO, A INFORMAÇAO COM A PRATICA E ATIVIDADES REALIZADAS NO SEU COTIDIANO TEM QUE TER UM PROPOSITO, UMA MOTIVAÇAO DO APRENDER, DO SABER,SIGNIFICATIVO, SENAO FICARA NO SABER POR SABER

O que significa conhecimento e como ele se difere da informação?

Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter idéia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação, inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. No conhecimento, é necessário falar sobre dados, é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.((www.significados.com.br)

Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.(yahoo.com)

O que difere da Informação ao Conhecimento é o que no conhecimento fica registrado, e não é perdido no tempo, quando vc detém a informação quando útil, seu conhecimento aumenta, possibilitando vc transmitir essa informação quando solicitada, permitindo outros aumentarem seu conhecimento através da informação.

Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponíveis na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente?

O professor precisa estar atento aos recursos disponíveis e sempre se atualizar para poder usar os materiais disponíveis para seus alunos, mesmo este docente não tendo muitas oportunidades dentro das UE para o uso tecnológico poderá usar em outros lugares e levar aos seus alunos atividades que se produza com os recursos a adequem a sala de aula com a interatividade e criatividade.

Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias que sejam significativas para o estudante?

Jogos educativos que tem estratégias, regras e um objetivo significativo, poderá ser útil por exemplo em matemática, em operações de ordem, números naturais etc.

TECNOLOGIA NAS ESCOLAS

Ainda neste País a tecnologia sendo avançada e e desenvolvida em áreas, na educação ainda é oferecida para poucos e sem uma metodologia adequada, ou seja os professores ainda vivem um tabu e uma certa rejeição a aplicar aprendizagens com o recurso tecnológico, a sala de informática nas escolas, e são diversos fatores que impedem esse desenvolvimento.
Não ter acesso flexível a sala é uma dificuldade que todos tem, a sala é sempre fechada as chaves, ou tem que ter um especialista na área de informática o que é um privilégio para poucos, ou a carência de equipamentos para pelo menos duplas usarem, e se tiver são "sucatas", infelizmente esse recurso é uma esperança que ainda muitos professores tem o desejo e a iniciativa de realizar projetos para a qualidade desse aprendiz e como disse o Ladislau, a tecnologia está disponível mas com restrições em seu uso, deu exemplo dos Céus (na capital de São Paulo),uma tecnologia boa misturada com a cultura e falta de metodologia na sua realização.
  • Enviado por Jacqueline Aparecida Borges Arruda em 30/09/2013 00:17:25 Você menciona muito bem quando diz que a importância está em como utilizar as tecnologias (metodologias).

HIPERTEXTO

O HIPERTEXTO é um "novo conceito" entre os professores e alunos que não utilizaram no passado (não muito passado), como facilitador de suas pesquisas e textos que de algum modo será significativo nas suas atividades. Isso mudará o processo de entendimento do significado da proposta até para a sua rotina diária. Devemos usá-lo com frequência para aprimoramento do professor e o aprendizado do aluno. Recursos como o HIPERTEXTO permite descobertas e significados ocultos dentro do texto dos usuários das tecnologias que melhoram seu desenvolvimento.
As nossos alunos talvez saibam muito mais das tic´s do que nós, os professores, então neste contexto a troca das informações entre docentes e discentes nas ferramentas ofertadas pelas Tic´s enriquecerá nosso saber e tornaremos ao seu aprendizado exercer uma prática pedagógica mais eficiente, criativa, inovadora, crítica e superativa.
 

SAIBA MAIS....
 

http://www.infoescola.com/informatica/hipertexto/
http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html

Auto Avaliação

Fazendo a minha auto avaliação, penso que deveria ter me aplicado mais a plataforma, mas estou realizando tres atividades on line e me ocupa muito tempo em leituras, acabei me desafiando, sei que vou dar conta de realizar todos com competência, infelizmente nesse intervalo tive um imprevisto pessoal, mas consegui contornar, bom, avaliando o curso e as atividades propostas, penso que são desafiadoras para o início, as reflexões pedidas são exatamente a respeito do nosso dia a dia, temos que repensar no que atuamos e aplicamos aos nossos alunos a respeito das TIC's, as práticas das tecnologias não são um mistério e alguns docentes mesmo os mais novos de atuação não conseguem dominar esses recursos que são usuários e preferem ainda o método tradicional nas salas de aula.
<br />Quanto a formadora, a segurança que tem no seu conhecimento, nos passa uma garantia de que deteremos estas informações sem dificuldades, pois a metodologia aplicada é de fácil entendimento e o apoio pedagógico virtual que temos faz a qualidade do curso ser completa.

Video - Tecnologia ou Metodologia

Pessoal, usei este video para uma atividade em outro grupo de estudos e achei pertinente compartilhar com vcs, penso que muitos de nós acabamos identificando com esse modelo, vale a pena conferir, abç....


 

1.1 Quem sou como professor e aprendiz?

"Penso que sou uma professora que se dedica aos alunos de uma forma responsável e comprometida nas suas necessidades, seja elas pedagógicas, físicas, social, psicológica e ou social, uma vez que há alguns anos atuo no Fundamental 1 da rede. O professor que teve esta experiência sabe que e não é fácil administrar situações que aparecem no dia a dia e conseguir resolve-las com profissionalismo e apoio pedagógico. Como aprendiz tento sempre conciliar leituras, especializações ligadas as diversas áreas da educação para sempre estar atualizada com a prática na sala de aula, e ainda penso que o professor que se acomodar com sua graduação vai perder espaço e não acompanhará o desenvolvimento de nossos alunos na era digital."